Diogo Públio, cofundador da Speedio
Filtro possibilita encontrar na pesquisa de cada CNPJ a condição jurídica das empresas, verificando quantos processos elas têm, qual a natureza deles, em quais tribunais existe maior concentração, entre outros pontos
Conhecer melhor o cliente para oferecer um produto personalizado, adequado e assertivo, em um contrato rentável e saudável para ambas as partes, ficou mais simples com a nova plataforma de pesquisa digital criada pela Speedio, empresa brasileira especializada em geração de dados B2B.
O sistema permite verificar o perfil e o tipo de processos jurídicos recebidos pelos empreendimentos com os quais se deseja fazer negócios. Essa leitura permite aos vendedores descobrir qual tipo de serviço, por exemplo, seria interessante para diminuir o número de litígios, ou que tipo de estratégia pode ser oferecida para desafogar as contas e melhorar a produtividade. Isso com um argumento objetivo e seguro no contato com o lead.
O filtro possibilita encontrar na pesquisa de cada CNPJ a condição jurídica das empresas. Quantos processos elas têm, qual a natureza deles, se têm mais processos por falta de pagamento, se são ações tributárias ou trabalhistas, se elas são processadas ou é processão.
É possível verificar também em quais tribunais se concentra a maior parte dos processos, em quais Estados eles estão, os últimos processos abertos a favor ou contra, o valor de cada caso e, inclusive, fazer uma comparação com concorrentes do mesmo tamanho. Tudo atualizado por robôs, que cruzam informações nas mais de 90 cortes brasileiras, inclusive, nos 1º e 2º graus da Justiça Comum.
Conhecer a situação possibilita o desenho de uma solução que melhore a situação da organização. Por isso, a plataforma de busca promete um avanço significativo para o momento em que as empresas realizam a triagem de clientes ou começam a construir um acordo.
De acordo com o Ministério da Economia, o Brasil tem aproximadamente 20 milhões de empresas ativas. No meio de bilhões de informações desses empreendimentos, os detalhes jurídicos de cada uma estão dentre os mais importantes.
“Criamos esse filtro de dados jurídicos para garantir não só que empresas, mas também profissionais do Direito, tenham um ‘Raio X’ de outros empreendimentos. Com a plataforma, é possível verificar como estão as reclamações dos consumidores, as dívidas com o governo, dívidas fiscais e mais”, explica Diogo Públio, especialista em Big Data e cofundador.
Dados e negócios
Os dados são de suma importância para empresas que querem iniciar uma negociação. Neste cenário, saber detalhes jurídicos do hipotético parceiro comercial pode ser um fator decisivo na hora do aperto de mão. A ferramenta diminui o trabalho e facilita o acesso à escala gigantesca de informações com as quais os empreendedores precisam lidar.
“As tecnologias que utilizam o Big Data, que é essa quantidade enorme acumulada de dados na Internet, auxiliam na tomada de decisões porque conseguem esclarecer parâmetros que as nossas análises manuais não conseguem. Por causa disso, para quem realiza prospecção de novos parceiros ou potenciais clientes, as plataformas são essenciais”, justifica Públio.
Esse tipo de informação é valioso para que os empreendedores consigam calcular inclusive o risco de um novo negócio, descobrindo se o possível parceiro tem muitos problemas jurídicos com fornecedores. O status jurídico da companhia inclui detalhes que podem indicar que talvez seja melhor não efetivar o acordo.
Tecnologia envolvida
A plataforma digital consegue captar as informações jurídicas e outros 70 filtros, como atividade de uma empresa, setor da economia, localização, porte, número de colaboradores, faturamento real e estimado e contatos de decisores. O conteúdo é compilado pelos crawlers, que são robôs rastreadores capazes de capturar detalhes de páginas indexadas na internet.
Esse compilado de dados é montado a partir da consulta dos crawlers a mais de 100 fontes públicas da internet, como as redes sociais das empresas, respectivos sites e instituições governamentais. E, para validar o montante de informações, a plataforma de geração de leads B2B utiliza Inteligência Artificial. Públio pontua que a técnica serve para conferir que os materiais oferecidos aos clientes sejam reais e o mais atualizados possível.
“Plataformas de geração de leads B2B funcionam como uma espécie de ‘Oráculo’ digital, já que elas conseguem responder a diversos questionamentos diferentes relativos a uma outra empresa. Além de fornecer os dados, o que já é essencial para qualquer setor da economia atualmente, elas poupam um grande trabalho que teria que ser realizado manualmente. Isso garante tempo e consequentemente dinheiro”, finaliza Públio.