Rui Caminha, CEO da Juristec +
Na linha de produtos da empresa está a plataforma Legal Metrics, um sistema de Business Intelligence
“As novas tecnologias já são uma realidade na área jurídica. Jurimetria, leitura de documentos por OCR e chatbots estão cada vez mais presentes no dia a dia dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, o que vai obrigar os advogados a mudarem o currículo das faculdades para se adaptar às inovações”, declara Rui Caminha, CEO da Juristec +, em entrevista concedida a Law Innovation.
Segundo ele, sua empresa é a primeira legaltech a trabalhar com jurimetria, estatística aplicada ao Direito que ajuda os advogados nas tomadas de decisão. “Conseguimos a proeza de registrar um software de jurimetria no INPI”, assinala. Na linha de produtos da Juristec +, está a plataforma Legal Metrics, um sistema de Business Intelligence capaz de antecipar cenários e identificar oportunidades com indicadores de gestão pré-definidos.
Outra tecnologia inserida nos produtos da Juristec + é a de chatbot. Incorporando técnicas de Inteligência Artificial, esse recurso utiliza processamento de linguagem natural para reconhecer a intenção de um interlocutor e responder de forma humanizada.
Todas essas tecnologias refletem a busca, por parte do setor jurídico, de ferramentas que funcionem na prática e sejam baratas e eficientes. “A tecnologia não é um fim. É um meio. Ela surge com força total para resolver problemas de características repetitivas. Isso não vai acabar com o emprego dos advogados, mas sim ajudá-los em suas tarefas diárias”, ressalta o CEO.
A Juristec + iniciou suas atividades como escritório de advocacia, especializado em contencioso de volume. “Em 2014, decidimos nos reinventar, porque nosso principal cliente mudou a política de pagamento”, lembra Rui Caminha.
A partir daí a empresa foi crescendo com produtos que tinham a inovação como foco. No último ano triplicou de tamanho. Hoje o executivo orgulha-se de ter uma aliança com a Thomson Reuters. “Somos fornecedores de todo BI da agência jurídica dessa grande empresa”, conclui o entrevistado.