Pandemia impulsiona adoção de tecnologias emergentes no Brasil

Pesquisa da Avanade aponta que as empresas brasileiras são mais experientes e engajadas quando se trata de transformação digital

Pesquisa publicada pela Avanade , consultoria de negócios e provedora de soluções digitais e de nuvem da Microsoft, destaca o efeito direto que a pandemia global está tendo nos testes e adoção de tecnologias emergentes no Brasil. Segundo ela, 80% das empresas no Brasil dizem que estão adotando ou pretendem adotar essas tecnologias mais rápido do que de outra forma.

A pesquisa global da Avanade entrevistou 800 líderes em oito países, incluindo o Brasil, sobre 12 tecnologias que vão desde Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial Conversacional (IA) até aprimoramento humano (como interfaces cérebro-computador) e bioconvergência (a intersecção de Machine Learning, aplicações digitais e biologia).

De acordo com os resultados, o Reconhecimento de IA (60%) é a tecnologia mais testada ou adotada no Brasil, seguida por IA conversacional, como chatbots (54%); e IoT e Edge Computing (50%). Das pessoas entrevistadas que disseram ter testado ou adotado uma dessas tecnologias, mais de 80% afirmaram que estão derivando delas o valor do negócio, fazendo com que o investimento valha a pena. A pesquisa também constatou que a adoção dessas tecnologias melhorou a experiência de clientes, a eficiência geral e o recrutamento.

Organizações no Brasil mais maduras digitalmente

Como parte da pesquisa, também foi questionado sobre o quão longe as empresas foram em sua jornada de transformação digital. Em média, as organizações no Brasil disseram que alcançaram 65%, à frente da média global de 59%.

Reforçando isso, a pesquisa constatou que o Brasil tem uma gestão mais inteligente digitalmente (78% em relação à 69% globalmente) e maior engajamento da liderança no processo de transformação digital (90% contra a média global de 65%).

“Nossa pesquisa mostrou que as organizações que testam e desenvolvem uma combinação de tecnologias emergentes proporcionam maior valor para clientes, empresas e funcionários(as)”, disse Gustavo Brancante, líder regional de inovação da Avanade no Brasil.

“À medida que as empresas repensarem o futuro de seus modelos de negócios – de operações a produtos, serviços e experiências -, as tecnologias emergentes desempenharão um papel cada vez mais significativo em sua jornada de transformação digital. É importante que as primeiras pessoas a adotarem considerem o impacto que suas transformações terão sobre colaboradores(as), clientes e a sociedade em geral – e impulsionem a adoção de tecnologias emergentes de forma responsável e sustentável”, completou o executivo.

Sobre a pesquisa

Os países incluídos na pesquisa foram Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Japão, Estados Unidos e Reino Unido. As pessoas entrevistas eram compostas por 800 C-Levels de seis indústrias-chave que englobavam serviços financeiros, varejo, manufatura, bens e serviços de consumo, energia e serviços públicos e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *