Matera implanta projeto de gestão de riscos no Banco Pine

Empresa de tecnologia realizou um trabalho de validação e consistência da base de informações históricas, criando regras de validação dos dados para os períodos subsequentes

A gestão de riscos é uma área fundamental para manter a consistência dos negócios, principalmente dentro de uma instituição financeira, onde quase não há espaço para erros. O gerenciamento de metodologias de mapeamento e mensuração de riscos operacionais requer um constante processo de atualização e alinhamento com regulamentações. Por isso, o Banco Pine, responsável por financiar e assessorar empresas de médio e grande porte com faturamento anual acima de R$ 50 milhões, implementou a solução desenvolvida pela Matera , empresa de tecnologia para o mercado financeiro, fintechs e gestão de riscos, para auxiliar em suas operações.

Com produtos para expansão de negócios, capital de giro e melhoria do fluxo de caixa, Jailton Marcio Donasan, Diretor de Compliance, PLD, Riscos e SI do Banco Pine, conta que foi feita a migração das matrizes de riscos e controles para o novo sistema, contemplando a metodologia atual.

“A equipe da Matera não apenas se preocupou com a implementação da solução, mas também nos apoiou com consultoria para definição do melhor formato do tratamento das informações históricas. Em conjunto, realizamos um trabalho de validação e consistência da base, criando regras de validação das informações para os períodos subsequentes, o que gerou melhorias em nossos processos”, afirma.

Diante do desafio de manter os registros históricos e assegurar conformidade com os requisitos de qualificação do novo sistema para as matrizes de risco e controles, a Matera propôs a criação de um módulo de relatório dos mapeamentos históricos, o que preserva as informações anteriores e permite extrair os dados em qualquer momento.

Donasan acredita que esta parceria viabilizou aderência regulatória do sistema que permite uma melhor avaliação nos processos de auditoria, a visão abrangente e consolidada do gerenciamento dos riscos, controles, testes dos controles internos, além da governança e planos de ação de forma mais rápida e automática.

“Constantemente a Matera traz melhorias e inovações na solução. Recentemente implementamos a nova abordagem não financeira, permitindo que os riscos sejam avaliados em outras dimensões e não apenas como impacto financeiro. O sistema é flexível para que as instituições definam seus parâmetros no processo de avaliação dos riscos e controles, considerando os critérios de impacto, probabilidade, eficiência e eficácia dos controles”, observa o executivo.

Para Alexandre Oliveira, diretor da B.U de riscos da Matera, o sistema precisa ser o mais automatizado e flexível possível para absorver o grande número de atualizações emitidas pelo Banco Central. “Estes atributos impactam diretamente na efetividade do gerenciamento de riscos das instituições, que necessitam de um controle otimizado sobre suas operações com soluções que sejam rápidas, integradas e com rastreabilidade de informações”, analisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *