Transformação digital do setor jurídico movimenta a Fenalaw

Marcado para o período de 23 a 25 de outubro, o evento apresentará ferramentas de Jurimetria e Analytics, entre várias soluções tecnológicas de ponta

Considerada a maior plataforma de conteúdo e negócios jurídicos da América Latina, a Fenalaw deste ano será um bom termômetro da transformação digital que o setor vem vivenciando, com o uso de tecnologias disruptivas como Inteligência Artificial, Blockchain, Big Data, Analytics e Jurimetria, entre outras. Legaltechs apresentarão na área de exposição várias plataformas envolvendo essas tecnologias, pertinentes ao Direito 4.0, capazes de automatizar processos, gerenciar dados, ajudar nas tomadas de decisão e aprimorar o atendimento aos clientes.

Marcado para o período de 23 a 25 de outubro, o evento ocorrerá no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Em sua 16ª edição, a Fenalaw tem como objetivo difundir o conhecimento técnico, discutir os temas atuais ligados ao campo jurídico e ainda promover o encontro dos principais players do mercado.

Segundo Hermano Pinto, diretor de portfólio da Informa Markets, organizadora do evento, a Fenalaw já pode ser considerada o maior e mais importante encontro dos profissionais de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. Na edição de 2018, a visitação aumentou 24% em relação à anterior, com 5.260 frequentadores qualificados vindos de todo o Brasil e da América do Norte, sendo 53% gestores de departamentos jurídicos e 47% profissionais de grandes, médios e pequenos escritórios de advocacia.

O Congresso Fenalaw atrai interessados em capacitação técnica nas diversas especialidades do Direito. Participam dos seminários, congressos e palestras, renomados especialistas, que formam um seleto grupo de 280 palestrantes. Para a plenária de abertura, no dia 23 de outubro, o convidado é o comunicador, ator, jornalista, roteirista, produtor, diretor de TV e um dos influenciadores mais premiados do País, Marcelo Tas.

O conteúdo está dividido em temas como: Seminários de Direito Digital, Marketing Jurídico, Compliance, Contratos, Direito Público e Regulatório, Direito em Saúde, Direito Societário, Direito Trabalhista, Direito para o Agronegócio e Direito em Energia e Infraestrutura; e ainda Congressos de Gestão de Escritórios Grandes, Departamentos Jurídicos e PMEs.

Plataforma de Jurimetria

A Data Lawyer é uma das estreantes do evento. “A Fenalaw é a maior feira de negócios jurídicos da América Latina. Por isso, nossa expectativa é gerar negócios, tanto na feira quanto no pós-feira”, assinala Caio Santos, CEO e fundador da Data Lawyer. Ele acrescenta que o mercado jurídico é muito grande e promissor, reunindo mais de um milhão de advogados e mais de 80 milhões de processos ativos. “Tudo isso contribui para o surgimento de novas lawtechs (empresas de tecnologia juridica) que auxiliam nesse processo de transformação digital que o setor vem atravessando”, argumenta.

Santos explica que a IA vai dar mais celeridade a situações morosas, Blockchain mais segurança e velocidade em transações e Big Data e Analytics mais informação para tomada de decisão. “Com toda essa tecnologia a favor, os profissionais terão mais tempo para se dedicarem a outras tarefas, como relacionamento com cliente, marketing e gestão”, enfatiza.

Um dos produtos que a Data Lawyer exibirá na feira é o Data Lawyer Insights, que emprega recursos de Big Data e Inteligência Artificial para gerar análises profundas dentro do cenário trabalhista. “Com essa plataforma podemos realizar análises volumétricas e comparativas, analisar a durabilidade de processos, distribuição, bloqueios e indicativos de revelia. É possível também com o programa medir a performance de advogados, juízes e mercado (atividade econômica)”, salienta o CEO.  

A estratégia da Data Lawyer no setor jurídico é atuar em dois segmentos: Gestão e Analytics. Ambas as soluções foram construídas com o propósito de gerar mais informações para tomada de decisão.

Novidades da Softplan

Entre os produtos que a Softplan exibirá no evento, estão o Convex Legal Analytics e o PeticionaMais. A primeira solução  reúne, em uma mesma plataforma, uma visão completa e detalhada de todos os processos judiciais em andamento de uma organização, com análises diagnósticas precisas. 

A partir destes dados, cenários futuros podem ser construídos, baseados no comportamento dos processos em andamento. O Convex permite, ainda, uma organização estratégica muito mais efetiva para tomadas de decisão assertivas.

“Trata-se de uma ferramenta virtual que organiza a carteira de processos dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de forma simples, mas poderosa. Ela permite que o advogado navegue pelos dados e realize filtros para poder visualizar esses dados, descomplicando a gestão”, explica Thaís Katsurayama Wiggers, coordenadora de Marketing de Produtos da Softplan.

Já o PeticionaMais é uma solução que permite aos advogados tornar a rotina de trabalho mais dinâmica, prática e segura. Com ela, é possível distribuir as petições de acordo com os formatos exigidos pelos diversos tribunais de todo o País. Além disso, o peticionador unificado funciona também offline, garantindo que as petições sejam enviadas sem que seja preciso estar sempre conectado para acompanhar o processo e as atualizações dos documentos.

Essa plataforma encarrega-se também de fazer a homologação de petições. Após o envio ao tribunal, o peticionador recebe o número do protocolo, confirmando e homologando a petição. Com essa solução é possível também importar todos os processos, de todos os tribunais em que o advogado tenha ação.

Congresso da Fenalaw 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *