Transformação lean digital impacta negócios da Ânima Educação

Organização adota cultura guiada por dados e pela experimentação de processos, elevando a maturidade digital interna

Ânima Educação – uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do país, com mais de 110 mil estudantes matriculados – está apostando na transformação digital para potencializar o conhecimento e impactar seus negócios. Trabalhando em parceria com a CI&T, multinacional brasileira especializada na transformação digital de grandes marcas e com presença global, o grupo educacional quer ir ainda mais longe, a fim de atingir seu propósito de transformar o país pela educação.

Para avançar no projeto, foram observados processos de cinco áreas da instituição e promovidas discussões sobre as principais questões do negócio da Ânima Educação. Nesse sentido, cerca de 17 entrevistas com gestores foram realizadas e 13 grupos de foco com 63 profissionais de diversas áreas da Ânima Educação foram criados, incluindo coordenadoria dos cursos, secretaria acadêmica, planejamento e desenvolvimento, serviços e relacionamento com o aluno, entre outros.

“Em nossa jornada de transformação digital, precisávamos reestruturar o modelo de relacionamento da Ânima Educação para torná-lo centrado no aluno, mais escalável e resiliente, aprimorando autosserviços e automatizando processos que demandavam interações entre nossas áreas”, diz Patricia Fumagalli, diretora da Ânima Digital. “Precisávamos levar a boa experiência vivida em sala de aula para nossos meios de relacionamento via serviços administrativos desburocratizados, intuitivos, rápidos e alinhados com as expectativas dos alunos”, destaca.

O Programa de Transformação Lean Digital da Ânima segue fundamentado em quatro pilares: simplificação e otimização de processos; geração de valor para o cliente (aluno); redução da interdependência das áreas; e foco nas dores do usuário (colaborador) de diversas áreas da instituição que usam a plataforma de relacionamento da Ânima com os estudantes.

Como primeiro desafio, a jornada começou pela rematrícula, que acontece a cada semestre e está entre as operações mais impactadas pelo programa. A plataforma digital de rematrícula da instituição foi aperfeiçoada e, atualmente, contribui para tornar este processo muito mais ágil, fácil e assertivo.

“Depois dos impactos gerados na rematrícula, iniciamos um processo de escala, ampliando o número dos times multidisciplinares (squads) para atuação em outras frentes de negócio da Ânima. Nessa linha, desenvolvemos um produto para criação de campanhas”, diz Mauro Scatena, gerente sênior da CI&T.

Para essas novas frentes de trabalho, as equipes estão reorganizadas em squads, sendo três deles compostos por profissionais da CI&T trabalhando em conjunto com cinco colaboradores da Ânima. Ao mesmo tempo, há outras 14 equipes com múltiplas competências na empresa.

O grupo passou a adotar uma cultura guiada por dados, de experimentação de processos, aprendizados e entregas, elevando a maturidade digital de toda a organização. A Ânima Educação registrou redução de 85% no lead time de seus produtos digitais.

“A transformação digital, na verdade, oferece um leque de possibilidades que empoderam a educação para que ela seja mais efetiva e inclusiva. Afinal, sabemos que, quanto mais a tecnologia se torna protagonista, mais o fator humano importa”, afirma Cesar Gon, co-fundador e CEO da CI&T.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *