ActiveNav apresenta novos recursos para eliminar o Dark Data e atender à LGPD

Juan Carlos Cerrutti, diretor da ActiveNav para América Latina

Funcionalidades ajudam as empresas a identificar os dados escondidos que existem em seus domínios e reduzem os riscos de vazamentos das informações confidenciais dos clientes

A ActiveNav acaba de liberar as novas funcionalidades da plataforma ACTIVE-Compliance com a finalidade de ajudar as empresas brasileiras a identificarem os dados escondidos que possuem em seus domínios e evitar o vazamentos das informações confidenciais de seus clientes, reduzindo os riscos aos seus negócios.

A plataforma ACTIVE-Compliance foi desenhada para aumentar o conhecimento das empresas sobre os dados, que possuem em seu poder e que estão submetidos às novas regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) a partir de amplo conjunto de funcionalidades para o tratamento e controle de grandes volumes de dados gerados diariamente pelos negócios. A plataforma atua a partir da criação de um ambiente de controle virtual, físico ou híbrido em nuvem para facilitar a identificação de conteúdo redundante, obsoleto e trivial (ROT) e facilita que eles sejam removidos ou colocados em quarentena.

Entre outras funcionalidades anunciadas estão revisão baseada no fluxo de trabalho de violações de dados confidenciais para correção, análise de grandes volumes de dados (escala de petabyte); melhoria dos conectores para SharePoint, Exchange, Office 365, Confluence, OpenText e Google Workspace. Os recursos de auditoria integrada também foram melhorados como parte de estratégia de defesa de dados, incluindo fluxos de trabalho automatizados para evitar o crescimento descontrolado do volume de dados desconhecidos.

“Os novos recursos fortalecem as capacidades do ACTIVE-Compliance para que os gestores de dados possam conhecer os dados, que estão tratando e ganham um instrumento de proteção contra o manuseio indevido ou extravio de dados com informações que são submetidas às regras da LGPD”, comenta Juan Carlos Cerrutti, diretor da ActiveNav para América Latina. “Ao saber o que têm em mãos, as empresas dão um passo importante rumo ao compliance com os novos padrões regulatórios de dados pessoais e evitam surpresas”, acrescenta.

A plataforma ACTIVE-Compliance tem sido uma aliada de empresas em todo o mundo que produzem e coletam grandes volumes de dados, o que pode gerar o armazenamento de dados obscuros (dark data). A solução permite uma limpeza profunda no conteúdo acompanhada da identificação e remediação de dados sensíveis. “Atuando fortemente como parte de proteção da privacidade de dados e mitigação de risco, a ACTIVE-Compliance trabalha em escala para fornecer informações até o nível do arquivo e possibilitar as correções necessárias, de maneira rápida e precisa”, explica Cerrutti.

A solução auxilia a resolver e corrigir dados de identificação pessoal – PII – Personally Identifiable Information – o que inclui dados sobre seguridade social, números de cartão de crédito, data de nascimento e outros dados sensíveis a partir de regras automatizadas.

“Não conhecer os dados que possui é o mesmo que seguir por uma estrada deserta e escura e com os faróis apagados. Não dá para saber o que poderá vir pela frente e esperar que nenhum acidente aconteça. Com a LGPD não dá para contar com este tipo de sorte.”

A ActiveNav é membro-fundador do Information Governance Initiative, um grupo de pesquisa interdisciplinar e uma comunidade dedicada ao avanço da governança da informação e as suas soluções oferecem um amplo conjunto de funcionalidades para a descoberta de dados desestruturados existentes em todos o ambiente corporativo e que necessitam ser localizados, classificados para guarda adequada ou excluídos, segundo os mais novos padrões regulatórios, como a GDPR e LGPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *