Iniciativa de transformação digital do CNJ facilitará acesso à Justiça

Mauro Sampaio, diretor executivo da e-Xyon

Na avaliação da e-Xyon, projeto “Juízo 100% Digital” representa avanço inédito no Brasil, possibilitando o atendimento a distância da população e a valorização do mercado de TI jurídica

Os analistas da e-Xyon Tecnologia, desenvolvedora de tecnologia jurídica, entendem que projetos como o recém-anunciado “Juízo 100% Digital”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), serão inestimáveis para o avanço da cidadania digital no Brasil. Mesmo com a segunda década do século XXI próxima do fim, cerca de 25% por cento dos brasileiros ainda não estão conectados à Internet, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Mauro Sampaio, diretor executivo da e-Xyon, elogiou a medida da CNJ, que oferecerá aos cidadãos brasileiros acesso ágil aos processos das varas e dos juizados nas áreas trabalhista, cível, de família e previdenciária, entre outras. Sampaio explica que a novidade representa um marco mundial por conta da proporção da máquina judiciária brasileira, que administra mais de 110 milhões de processos ativos em diversas instâncias. 

“As medidas de digitalização têm um impacto muito relevante, mesmo com parte da população sem acesso à internet de modo regular. É importante registrar que esse pequeno percentual tende a crescer a curtíssimo prazo, em parte alavancado pelo imenso projeto de inclusão financeira e digital implementado pelo Governo Federal, em decorrência da necessidade de inclusão de milhões de brasileiros, por conta da pandemia de Covid-19”, pontua Mauro.

O executivo explica que, por favorecer o acesso dos cidadãos à Justiça, a digitalização representa um benefício para o mercado como um todo, conectando pessoas, Justiça e os profissionais e empresas de TI. Sampaio indica que parte dos ganhos com produtividade e eficiência, com a adesão digital, serão registrados imediatamente e desdobrados em diversos projetos internos para aumento da qualidade do trabalho no Judiciário e inclusão social.

“Atualmente, o segundo maior investimento realizado pelos tribunais é em Tecnologia da Informação, um movimento que vai crescer por conta do Juízo 100% digital”. Entretanto, o “Juízo 100% digital representará reduções sensíveis de custos e ganhos em produtividade, diretos e indiretos, pelos ganhos logísticos relacionados à população”, complementa.

O diretor executivo da e-Xyon destaca que os investimentos públicos em iniciativas acessíveis pela Internet também viabilizam inúmeras soluções de integração de serviços, judiciais e extrajudiciais. Segundo ele, esse movimento fomenta o ecossistema de soluções jurídicas e representa oportunidades de contribuição para as empresas que oferecem tecnologia para esse setor, que emprega mais de 1,56 milhão de pessoas, segundo a Brasscom.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *