Flávio Ribeiro, CEO da netLex
Distanciamento social acendeu um alerta para as falhas em documentos que costumam ser elaborados de forma manual, aprovados e negociados por e-mail e geridos via Excel
Há alguns anos, a implementação do modelo de trabalho intitulado de home office ganhou força no mercado. O que ninguém esperava é que tal modelo fosse praticamente imposto como uma medida de segurança por conta da pandemia causada pela Covid-19.
Empresas de todo o mundo se viram obrigadas a uma adaptação forçada que gerou novos desafios, abrindo assim mais espaço para a atuação de legaltechs como a netLex, que se propõe a fazer uma gestão de documentos de maneira prática e eficiente por meio de uma plataforma inteligente.
Historicamente, os contratos possuem um papel secundário dentro das empresas, pois muitas vezes são elaborados à mão, geridos pelo Excel e com aprovações e negociações geralmente feitas por e-mail.
No caso da ArcelorMittal, cliente atendido pela netLex, a ferramenta auxiliou no processo de elaboração dos contratos. A parceria, segundo a legaltech, foi capaz de inserir a empresa em um novo patamar, já que no passado o sistema era uma barreira que dificultava a comunicação, por exemplo, entre o advogado e o colaborador, causando uma perda significativa na produtividade com consultas feitas em duplicidade e sem históricos eficientes.
Em números, houve um crescimento mensal de 18% (comparativo mês a mês) dos contratos elaborados pelo setor de suprimentos, 46% de redução do ciclo para emissão de procurações e um aumento de 266% dos usuários ativos no módulo de consulta ao jurídico.
Estudos da Associação Global de Gerenciamento de Contratos (IACCM) indicam que até 9,2% da receita anual das empresas é perdida por falta de gestão de contratos.
Já segundo o grupo financeiro multinacional Goldman Sachs, até 30% dos custos operacionais poderiam ser reduzidos através de uma melhor gestão contratual, que em tempos de crise se torna um fator essencial.
A netLex viu a procura pelas funcionalidades da plataforma aumentar significativamente nos últimos meses, principalmente com a decretação, em inúmeras cidades, do lockdown.
Ferramentas estratégicas
Para o CEO da netLex, Flávio Ribeiro, a realidade hoje exige uma mudança de postura. “Poucas pessoas têm plena consciência de que são os contratos que governam as empresas. A forma com que elas se vinculam, seja com clientes, fornecedores, empregados ou parceiros, é através de contratos. O contrato é uma das principais ferramentas estratégicas em uma organização – está tudo lá dentro”, frisa.
Ainda de acordo com ele, os benefícios de uma boa gestão de contratos para uma empresa são numerosos. “É possível criar uma estrutura de incentivos e penalidades para melhorar a performance dos fornecedores, ou coletar ainda dados para identificar riscos e gerenciá-los de forma eficiente através dos contratos”, complementa.
Vale ressaltar que, atualmente, a netLex está participando do Scale Up Endeavor, programa que seleciona as empresas de maior crescimento e potencial para receber mentorias. “Temos também diversos cases de sucesso com clientes que adotaram nossa plataforma de gestão de contratos e entraram nas listas de diretores jurídicos finalistas e mais admirados do anuário da Análise Advocacia”, finaliza Flávio Ribeiro.