Dyogo Junqueira, VP de Vendas e Marketing da ACSoftware
Boa parte das empresas acabou adotando o home office sem nenhum planejamento e sem as medidas de segurança necessárias para proteger informações críticas
A ACSoftware, especialista ManageEngine no Brasil, acaba de anunciar um novo conjunto de serviços e tecnologias para ajudar as empresas na retomada das atividades presenciais ou continuidade do trabalho remoto para garantir a proteção dos dados de negócios, da rede corporativa, das aplicações e estações de trabalho. A proposta inclui um diagnóstico da estrutura de TI e adoção de boas práticas da gestão dos recursos tecnológicos oferecidos às equipes.
Com a adoção do home office, boa parte das empresas foi colocada diante de situações de risco não previstos devido a uma série de fatores, principalmente porque não praticavam o teletrabalho anteriormente e porque não tiveram tempo para se organizar para a nova situação. As organizações possuíam diferentes níveis de gerenciamento da infraestrutura de TI, o que provocou uma movimentação em busca de ações corretivas de problemas em cima da hora.
“O teletrabalho acabou sendo aplicado sem qualquer planejamento e muitos funcionários tiveram que trabalhar em casa, comprometendo seu ambiente familiar e sem as medidas de seguranças necessárias que deveriam ser fornecidas pelas empresas”, comenta Dyogo Junqueira, VP de Vendas e Marketing da ACSoftware.
“Tendo que usar os computadores dos funcionários, as empresas passaram por riscos de perda de informações críticas que poderiam ser evitados com a adoção de ferramentas de monitoramento de TI, como o gerenciamento de endpoints. Agora, com a retomada das atividades presenciais, principalmente para as empresas que decidiram abraçar o modelo de home office, faz-se necessário adequar essa nova estrutura híbrida de TI para a nova realidade. A proposta da ACsoftware visa ajudar as empresas neste desafio”, afirma o executivo.
O projeto de adequação do ambiente remoto e presencial da ACSoftware inclui uma série de abordagens para a validação do status de segurança para o retorno das atividades. Segundo Dyogo Junqueira, serão observados os seguintes itens:
1- Diagnósticos dos recursos de TI oferecidos aos funcionários;
2 – Definição das regras de segurança das estações de trabalho (endpoints) no home office e presencial;
3 – Automação do gerenciamento dos dispositivos conectados;
4 – Detecção do status da atualização de software nas estações de trabalho;
5 – Projeto de atuação e migração das ferramentas de gestão de IT (ITSM);
6 – Capacitação dos colaboradores.